Muito se fala sobre o que comer para se recuperar da atividade física, mas você sabe o que é mito, e o que é verdade? Descubra aqui neste texto!
Você cumpriu a sua rotina de exercícios físicos do dia, e agora precisa escolher o que comer – de preferência, que seja uma opção que possa fazer parte de uma alimentação saudável. Mas o que incluir nessa refeição ou snack? Será que só proteínas? Ou melhor ficar em jejum?
Venha descobrir aqui o que é mito e o que é verdade quando o assunto é alimentação para recuperação após os exercícios!
MANTER O JEJUM APÓS O EXERCÍCIO É RECOMENDADO.
MITO!
A prática de atividades físicas mobiliza todo o metabolismo, fazendo com que não apenas a energia seja gasta, mas também há degradação de proteínas, por exemplo. Por isso, recomenda-se que, após a prática de qualquer tipo de atividade física, seja feita uma refeição balanceada e que inclua nutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras.
A ALIMENTAÇÃO PÓS TREINO VAI VARIAR DE ACORDO COM A ATIVIDADE FÍSICA PRATICADA.
VERDADE!
A quantidade de nutrientes que deverá compor a sua alimentação após a atividade física vai variar de acordo com o tipo de exercício praticado, intensidade, duração e frequência.
Por isso a gente reforça aqui: para entender melhor suas necessidades nutricionais, de acordo com a atividade física praticada, procure a orientação de um nutricionista, ok? 😉
REFEIÇÕES QUE CONTENHAM PROTEÍNAS + CARBOIDRATOS SÃO RECOMENDADAS.
VERDADE!
As pesquisas mostram que a combinação de alimentos fontes de carboidratos (como pães, massas, arroz) com alimentos com proteínas (carnes, ovos, leite) é uma dupla imbatível para o momento após o exercício físico!
Isso porque pesquisas indicam que as proteínas, quando consumidas junto com os carboidratos, podem ajudar na melhora do desempenho e na produção de proteínas musculares.
AS PROTEÍNAS SÓ PODEM SER CONSUMIDAS ANTES DO EXERCÍCIO FÍSICO.
MITO!
Para quem está querendo ganhar mais músculos, o melhor momento para o consumo de proteínas é imediatamente ao final do treinamento, no qual as proteínas mostram-se mais eficientes para induzir ao aumento muscular.
Por isso, após as atividades físicas – de qualquer modalidade – não se esqueça de fazer uma refeição bem balanceada e nutritiva, para garantir todo o combustível que seu corpo precisa para se manter ativo e saudável!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Hernandez AJ, Nahas RM. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte. 2009; 15(3): 3-12.
- Kater DP, Pires AB, Lima MCS, Júnior JRG. Anabolismo pós-exercício: influência do consumo de carboidratos e proteínas. Colloquium Vitae. 2011; 3(2): 34-43.