5 dicas sobre redes sociais para nutricionistas para tornar seu perfil nas redes sociais mais atrativo e profissional. Vale a pena conferir essas dicas práticas que preparamos especialmente para você ter mais resultados!
Se no começo das redes sociais, o objetivo maior era se conectar a outras pessoas e entreter, agora essas redes tornaram-se um potente canal de comunicação para profissionais das mais diferentes áreas, incluindo a nutrição.
Mas para que suas redes sociais tragam o retorno esperado, para que você crie autoridade no nicho em que atua, tudo isso sem infringir o Código de Ética da categoria, veja a seguir 5 dicas sobre redes sociais para nutricionistas que vão te ajudar bastante!
1. CAPRICHE NA BIO
Muita gente cria o perfil profissional e acaba não dando a devida atenção para a bio. Porém, vale lembrar que quando uma pessoa chega ao seu perfil, a bio é uma das primeiras informações que será vista, sendo uma das peças-chave para que seja possível entender quem é você.
A dica aqui é aproveitar esse espaço para indicar qual sua área de atuação (Nutrição Clínica, emagrecimento, diabetes, materno-infantil), e deixar algum contato caso a pessoa queira mais informações sobre seu trabalho, ou mesmo agendar uma consulta.
2. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO NAS REDES SOCIAIS
Sem dúvida um dos grandes objetivos das redes sociais de um profissional nutricionista é atrair novos clientes. Mas para isso, você precisa entender melhor o perfil destas pessoas.
Calma, você não precisa mudar seu foco para atender às necessidades desse público! A ideia é que você se mantenha dentro da sua área, mas adaptando alguns conteúdos considerando pontos importantes sobre seu público, como:
PÚBLICO: Homens, mulheres, faixa etária, classe social (A, B, C, D ou E), pais ou mães, etc
TIPO DE CONTEÚDOS: feed, stories, reels, vídeo logo ou curto, live, etc
REFERÊNCIAS: receitas, dicas de saúde, informações técnicas, informações de produtos, etc
Seu conteúdo tem que ser pensado para seu público: do que eles falam, como falam, o que querem saber e o que querem resolver nas suas visitas às redes sociais. É pensando nisso que você pode pensar o que vai mostrar nas redes sociais. Escolha um público, descubra tudo que puder sobre ele e troque informações relevantes.
3. FAÇA POSTS COM DESIGN ATRATIVO
Claro que o conteúdo que você aborda nas suas redes sociais é seu grande diferencial. Mas de que adianta um conteúdo super qualificado com um layout apagado, sem graça e que não chama atenção?
Tenha em mente que seu potencial paciente vai estar rolando o dedo por milhares de posts e informações, e que só vai parar para ler seu post (ou legenda) se algo o atrair.
Então, vale dar uma atenção especial à forma como seu conteúdo vai se apresentar ao seu público. É importante lembrar também que um visual bacana também transmite credibilidade e profissionalismo.
Para facilitar essa tarefa, existem plataformas como o Canva, que tem inúmeros layouts para post e stories de redes sociais gratuitamente.
Seja diferenciado e criativo. Chame a atenção, mas também leve informação de qualidade.
4. UTILIZE FONTES CIENTÍFICAS PARA SEU CONTEÚDO
As redes sociais de nutricionistas também são uma excelente maneira de propagar informações científicas – sempre de uma forma que o público consiga entender, claro!
Mas vale o cuidado aqui na hora de selecionar a fonte desse conteúdo – afinal, a internet está cheia de fake news em nutrição, e é sua responsabilidade, enquanto profissional, não disseminar essas informações incorretas.
Seguem aqui algumas fontes confiáveis para utilizar na hora de elaborar conteúdos em nutrição:
– PubMed
– Scielo
5. ATENÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA DO NUTRICIONISTA
O Código de Ética e Conduta do Nutricionista, elaborado pelo Conselho Federal de Nutricionistas, é o documento cujo objetivo é garantir que os princípios da Nutrição sejam respeitados e valorizados, inclusive no que se refere a atuação de nutricionistas nas redes sociais.
É importante ler o documento e entender quais são os direitos e deveres do nutricionista nesse importante canal de comunicação, para evitar quaisquer tipos de problemas – que são mais comuns do que se imagina!
Uma pesquisa feita em 500 perfis nutricionistas verificou que 73% destes profissionais infringia, no mínimo, um artigo do Código. Conheça abaixo os 3 artigos mais infringidos pelos nutricionistas de acordo com esse levantamento, e fique atenta(o) para não cometer os mesmos deslizes: 1
É vedado ao profissional nutricionista… :
Com esses cuidados, as redes sociais têm o potencial de atrair novos clientes, ajudar você a tornar-se referência na sua área de atuação e ainda divulgar informação de qualidade. Siga essas dicas e aproveite tudo o que a rede pode proporcionar!
CONCLUSÃO
Existem várias redes sociais que os nutricionistas podem usar para compartilhar informações sobre nutrição e saúde com seus pacientes e seguidores.
Independentemente da rede social que você escolher, é importante se dedicar e fazer posts que estejam alinhados com uma estratégia de comunicação e resultados.
Além disso, seguir as diretrizes éticas e regulamentares aplicáveis à sua profissão e manter a privacidade e a confidencialidade dos seus pacientes. Siga essas 5 dicas sobre redes sociais para nutricionistas e torne seu perfil nas redes sociais mais atrativo e profissional.
Depois conte para nós aqui os resultados! Conheça melhor nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais e vamos manter contato!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Garcia M. Avaliação da utilização de rede social por nutricionistas a partir do código de ética e de conduta do nutricionista. Universidade do Sul de Santa Catarina. 2020. Disponível em https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/9745/1/Artigo%20Mariana%20vers%C3%A3o%20RIUNI%20-%20Copia.pdf. Acesso em Fevereiro/23.