Praticar exercícios físicos com menos frequência não significa descuidar da alimentação: entenda aqui o porquê!
Existe o grupo de pessoas que não fica nem um dia sem praticar algum exercício físico. Já outras fogem de qualquer tipo de atividade física, e são sedentárias declaradas. Agora ainda há um terceiro grupo de pessoas que está no meio desses dois grupos: são aquelas pessoas que gostam de praticar alguma atividade física ou esporte, mas que não o conseguem fazer com frequência – atletas de final de semana que fala, não é?!
Pois bem, se você se identifica com esse grupo, saiba que os cuidados que deve ter com o corpo e com a alimentação são tão importantes quanto para os frequentadores assíduos de academia.
Quer saber mais sobre esse assunto? Fique aqui com a gente que vamos te explicar!
O QUE ACONTECE COM O CORPO QUANDO NOS MOVIMENTAMOS?
Muita coisa acontece dentro do corpo acontece quando nos movimentamos – mesmo que não seja diariamente. Para entender melhor, confira a figura abaixo e entenda o que acontece em alguns órgãos/sistemas do corpo quando você se exercita:
TRANSPIRAÇÃO – processo que ajuda a regular a temperatura corporal
PULMÕES – maior número de inspirações para captar mais oxigênio
CORAÇÃO – bate acelerado para bombear o sangue e oxigênio de forma mais rápida
MÚSCULOS – responsáveis pela movimentação do corpo, eles consomem energia
E A ALIMENTAÇÃO, COMO FICA?
Você já entendeu que o organismo todo se mobiliza para garantir o bom funcionamento durante a prática do exercício físico, certo?
Mas aí vem a pergunta: mas mesmo praticando exercícios aos finais de semana ou esporadicamente, devo cuidar da minha alimentação? A resposta é sim!
Isso porque garantir que seu corpo vá ter todos os nutrientes necessários para toda essa mobilização ajuda a evitar lesões durante a atividade, e a se recuperar melhor depois!
Veja aqui então o que não pode faltar na sua alimentação quando a atividade física está presente na sua vida – mesmo que não seja com a frequência que você gostaria:
CARBOIDRATOS: São a principal fonte de energia utilizada pelo corpo. Ajuda a garantir o pique para fazer sua atividade física preferida. Não é à toa que um consumo inadequado de carboidratos leva a uma diminuição no tempo da atividade física!
PROTEÍNAS: Principal nutriente quando se fala de músculos, tanto na preservação quanto na construção. Como você já viu que sem músculos, não há movimento, ficou clara a importância de consumir uma quantidade adequada de proteínas!
GORDURAS: Apesar de ser um grupo que costuma ter má fama, as gorduras são essenciais para a prática de exercícios físicos, já que são ótimas fontes de energia, evitando que ela venha dos músculos, o que causaria uma perda de massa muscular.
Viu como uma alimentação equilibrada também deve ser parte fundamental da vida dos famosos atletas de final de semana?
Vale então o cuidado com o que vai comer antes e depois da atividade física, e não esqueça também de hidratar-se, combinado?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Pereira JG. Fisiologia do exercício. Disponível em https://ipdj.gov.pt/documents/20123/123444/GrauII_06_Fisiologia.pdf. Acesso em Novembro/22.
- Lima-Silva AE, Fernandes TC, Oliveira FR, Nakamura FY, Gevaerd MS. Metabolismo do glicogênio muscular durante o exercício físico: mecanismos de regulação. Rev. Nutr. 2007; 20(4): 417-429.
- Hawley JA. Symposium: limits to fat oxidation by skeletal muscle during exercise. In: Med. Sci. Sports. Exerc. 2002; 34: 1475-1476.
- Lima-Silva AE, Adami F, Nakamura FY, Oliveira FR, Gevaerd MS. Metabolismo de gordura durante o exercício físico: mecanismos de regulação. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. 2006; 8(4):106-114.